Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Álbum de Testamentos

Porque sou uma miúda com muitas maluqueiras e adoro escrever (e muito) sobre elas.

Hábitos de Leitura

 IMG_20150511_174712.jpg

 

Há cerca de um ano e meio respondi a uma TAG sobre livros. Hoje volto a fazer o mesmo, desta feita à TAG Hábitos de Leitura que vi no blogue Coisa de Menina. Sabe sempre bem escrever sobre livros. Tal como com os Livros Opostos, vou adaptar as perguntas ao português de Portugal. E a primeira é:

 

1) Tens um lugar específico para ler?

 

Eu ler, leio em qualquer lado (hei de falar melhor sobre isso mais à frente), mas o meu sítio preferido para ler é a minha cama. Como quase toda a gente, gosto de ler qualquer coisa antes de dormir.

 

2) Marcador de página ou papel aleatório?

 

Muitos dos livros que leio têm abas nas capas, o que resolve a questão do marcador. Quando não têm, gosto de ter marcadores bonitinhos mas, na prática, é raro tê-los à mão. Acabo por usar folhas soltas dos meus cadernos, com apontamentos e/ou rascunhos da minha escrita. 

 

3) Consegues simplesmente parar de ler ou páras sempre no fim do capítulo ou num certo número de páginas?

 

Depende do livro. Os capítulos podem ser traiçoeiros. Na teoria, servem para dividir a história em episódios. Na prática, um escritor que queira criar um livro viciante, evitará fazer do final de um capítulo um bom momento para pousar o livro, antes pelo contrário. Na triologia Paradox, a autora segue esta filosofia demasiado à letra - a partir de certa altura, quando uma pessoa se aproxima do final de um capítulo, fica logo à espera do acontecimento bombástico que deixa tudo num cliffhanger.

 

4) Comes ou bebes durante a leitura?

 

Às vezes. O mais frequente é beber um café ao mesmo tempo. De vez em quando, como um pequeno snack (um iogurte, uma peça de fruta, uma sandes, uma taça de cereais...). Ler durante uma refeição principal é que é muito raro.

 

5) Ouves música ou vês televisão enquanto lês?

 

Música, de vez em quando. Quando li A Herança pela primeira vez, montei uma playlist a condizer. E sou capaz de jurar que estava a ouvir When You're Gone, de Avril Lavigne, quando li o capítulo "A História do Príncipe" em Harry Potter e os Talismãs da Morte pela primeira vez - mas é possível que tenha sido só na minha cabeça. Estas, no entanto, foram situações pontuais. Geralmente, não há relação entre a música que estou a ouvir e o livro que estou a ler.

 

Televisão, regra geral, só quando estou a fazer companhia a alguém (geralmente os meus pais) e o programa não me interessa particularmente - nos últimos tempos, costumam ser episódios de séries que os meus pais estão a ver pela primeira vez, mas que eu já vi. Quando é um programa que me interessa, não leio.

 

UMS.jpg

 

6) Só lês em casa ou lês em qualquer lugar?

 

Em qualquer lugar. Em minha casa, em casa alheia, no café, nos transportes públicos (exceto o autocarro, porque enjoo), na praia, etc. Agora é mais fácil porque tenho smartphone e um Kobo, mas mesmo antes não era raro andar de um lado para o outro com um livro na mala ou na mochila.

 

7) Lês em voz alta ou em silêncio?

 

Eu detesto ler em voz alta. A minha oralidade é péssima (porque acham que escrevo tanto?). Só se for para ler uma história a uma criança. Tirando isso, não obrigado.

 

8) Lês tudo de seguida ou saltas páginas?

 

Quando leio um livro pela primeira vez, geralmente leio tudo, do início ao fim. Se estiver a reler um livro, posso eventualmente saltar algumas partes. Também não é raro eu pegar num livro que já conheço e ler só as minhas partes preferidas. Eu sou um pouco viciada em leitra, gosto de ter quase sempre qualquer coisa para ler, mesmo que sejam obras que já li quinhentas vezes.

 

9) Manténs o livro como novo ou partes a lombada?

 

Infelizmente, não dou o melhor exemplo no que toca a conservação de livros. Partir a lombada é algo frequente pois, muitas vezes, tento manter os livros abertos em cima da mesa. Com o tempo fui aprendendo a ter mais cuidado, mas, por exemplo, os nossos primeiros livros do Harry Potter estão muito maltratados. Também devo dizer que a qualidade de muitos exemplares deixa muito a desejar.

 

10) Escreves nos livros?

 

Tive uma fase, quando era miúda, em que escrevia um ou outro comentário nos livros e mesmo um ou outro desenho, mas foi só uma meia dúzia de vezes. À parte isso, os únicos livros em que escrevi foi os que estudei em Português, com os apontamentos das aulas (saudades de ouvir o meu professor do Secundário a ler...). Apontamentos esses que, depois, foram aproveitados pelos meus irmãos quando chegou a vez de eles os estudarem.

 

IMG_20150511_175250.jpg

 

Quem quiser pegar, também, na TAG, que esteja à vontade. Deem só os respetivos créditos e deixem o link nos comentários, para eu espreitar as respostas. Estou sempre disponível para este género de TAGs - é uma desculpa para escrever sobre coisas diferentes do habitual aqui no blogue.

 

Continuem desse lado.

5 comentários

Comentar post

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • P. P.

  • Sofia

    Obrigada pelo seu feedback. Vou ter isso em conta.

  • Pedro

    Boa tarde,uso algumas destas aplicações e confirmo...

  • Sofia

    Na minha opinião, o Pocket será útil para quase to...

  • Chic'Ana

    Só conhecia mesmo o Spotify, vou investigar os out...

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Segue-me no Twitter

Revista de blogues

Conversion